Três Lições da Vida de João Batista


 


 

Lição número um: O sentido da vida de acordo com a vida de João Batista. Aqui temos um problema a resolver, João batista morreu cedo, teve uma morte prematura, de acordo com os padrões do mundo, isso pode ser considerado como um fracasso e uma derrota. Grande parte da cristandade também vai achar dificuldades na suposta tragédia do Batista, porque entendem que uma vida abençoada é uma vida longa para usufruir de todas as coisas da vida. Porém, devemos olhar a vida com os olhos divinos. A vida dos santos é preciosa aos olhos do Senhor, ele recolhe para si o que Lhe pertence (Genesis 5:22) Quando um homem de Deus é recolhido, um santo e piedoso homem seguidor do Evangelho, a saída de um mundo indigno de acolher tal homem é um fato. Mas ainda há outro fato pelo qual precisamos meditar a qualidade da vida vivida não é a soma dos anos, mas a maneira que gastamos cada dia que nos é dado. Estamos cumprindo a nossa missão? estamos exercendo a nossa suprema vocação terrena? Essas são questões que precisam ser respondidas. O sentido da vida segundos os padrões da vida de João Batista é viver no mundo para a glória de Deus e descansar eternamente na presença de Deus com a vida glorificada. é nosso relacionamento diário com Deus que equilibra toda a nossa existência e sustenta toda a nossa esperança no mundo vindouro, o único mundo que é real para a alma redimida. Porque a terra e os céus irão passar, mas o mundo vindouro será eterno e permanente.

Lição Número dois: A coragem de viver a verdade de acordo com João Batista. A vida é feita de confrontos que desafiam nossas convicções. O mundo estará sempre contra os princípios do reino de Deus, porque o mundo jaz no maligno (I João 5:19) ele é controlado pelo deus deste século (II Coríntios 4:4) que defende um estilo de vida oposto aos valores do reino de Deus (Colossenses 2:8) Como se sentir bem diante do sistema anticristão, não somos chamados a nos conformar com ele, pelo contrário não devemos amar o mundo e muito menos se conformar com ele (Romanos 12:1 e 2). Devemos ter a coragem de viver a verdade em um mundo cheio de mentiras, viver a pureza espiritual em um mundo contaminado pelo pecado, devemos viver em luz em mundo cheio de trevas, viver em obediência num mundo rebelde, viver cheio do Espírito Santo num mundo que é controlado por principados e potestades malignas, essa é a coragem de viver que o Evangelho nos ensina (Filipenses 2:15) num mundo que se corrompe devemos ser o sal da terra, num mundo cheio de engano, devemos ser a certeza, em uma sociedade relativista devemos defender absolutas. Era essa a marca da vida de João, Fidelidade incondicional ao Senhor. Deve ser também o nosso estilo de viver.

Lição número três: As virtudes inegociáveis de acordo com João Batista. Ele não jogava o jogo das conveniências e os interesses pessoais. Não era covarde e nem mesmo omisso. Repreendeu, reprovou e não temeu. Suas convicções eram firmes, ele sabia que estava lidando com algo perigoso, confrontar a mentira e o engano era arriscado no submundo controlado por satanás, mas ele é lâmpada de fogo, é voz de trovão, é eco do céu na terra, é sal sobre uma sociedade corrompida, e de certa forma, assim como dois agentes químicos podem produzir uma reação enorme sobre uma circunstância, a verdade do Evangelho pode produzir uma reação enorme quando a glória da verdade revela a assombração profunda da iniqüidade. Foi exatamente isso que o Batista experimentou, sua reprovação pública de um pecado praticado provocou a ira de muitas pessoas e isso lhes custou o martírio para selar com honra a existência de João Batista sobre esse mundo, desde então podemos compreender a importante declaração de Cristo: “Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista, mas aquele que é menor no reino dos céus é maior do que ele”(Mateus 11:11) E falo Cristo, nosso Salvador tais coisas acerca de João, exatamente porque ser maior do que Ele é preciso reduzir a vida passageira ao mínimo de importância quando comparada com a eternidade, e então da mesma forma, deve o tal reduzido viver disposto a morrer pela causa da verdade.

 

Clavio J. Jacinto

Comunhão Biblica Bereiana

Paulo Lopes SC

(48) 99994 7392

0 comentários:

Postar um comentário