A ABNEGAÇÃO, O QUE É?


 



 

 

Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas (I Pedro 2;21)

 

Jesus Cristo, o Senhor é o modelo de vida perfeita. Por isso Deus deseja que sejamos parecido com Seu Unigênito Filho (Romanos 8:29) Não havia nele orgulho ou avareza, era humilde, completamente desapegado às coisas materiais e passageiras. O que chama a atenção na vida do Mestre Salvador é a sua abnegação. O Senhor Jesus vivia uma vida para fazer a vontade de seu Pai e para servir seu próximo. A sua vida estava centrada nessas duas coisas, e por isso, precisava ter uma abnegação constante aplicada ao cotidiano de sua vida, um pouco mais de três décadas que viveu aqui nesse mundo, nosso Salvador foi um exemplo digno de um homem tal como ele deve ser, um modelo exato do homem santo.

Cristo deixou um legado rico em exemplos, podemos aprender através dEle como um homem pode conduzir a sua vida e experimentar o verdadeiro sentido que ela proporciona, o oposto é uma obscurecido por causa das nossas paixões e desejos puramente egoístas. Ao declara que o “Verbo se fez carne” (João 1;14) João nos convida a refletir, como Cristo, sendo Divino, desce aos recônditos do vale das sombras, um mundo poluído pelos pecados do homem desobediente e rebelde, para servi-los e morrer por eles. A essência da vida espiritual é o amor pela causa da verdade, sem uma paixão real pelo Evangelho, jamais podemos experimentar o que é o verdadeiro cristianismo. Jesus Cristo veio plantar uma semente de esperança no solo árido da perdição  dos homens caídos. A graça de Deus é a distribuição de infinita misericórdia para homens que não merecem nada, porém o amor de Deus tornou-se o motivo pelo qual homens que nada merecem recebam a redenção gratuita pela morte de Cristo e recebam também o perdão divino. Cristo Veio acender uma luz, onde a escuridão reinava.(João 8:12) Só alguém com uma abnegação perfeita poderia fazer isso. O ato do amor mais puro concede a força necessária para doar vida espiritual para todos os homens que estão mortos em seus pecados, foi isso que Cristo fez por nós.(João 14:6) Deixar sua glória, abandonar um mundo perfeito, cheio de luz onde poderia se exalar os mais elevados perfumes da santidade, para vir ao mundo poluído pelas ações infames da humanidade.  O sacrifício de Cristo começa no céu quando deixa a destra de Deus, prossegue quando se fez carne, continua quando nasceu numa estrebaria e tem sua completa consumação quando morre na cruz pelos pecadores. (I Pedro 2:24)

Louvamos ao Senhor por tão digno exemplo, seus passos podem ser seguidos. Isso é loucura para os homens perdidos. O homem natural não pode compreender o que significa misericórdia divina porque ele está alienado ao egoísmo humano. A sociedade pecadora não vê vantagens na abnegação porque é escrava dos interesses pessoais. Somos treinados pelo mundo a amarmos a nós mesmos, porém Cristo nos convida anegarmos a nós mesmos, a não amar a nossa vida, mas amar a Deus acima de todas as coisas. Quando amamos a Deus acima de todas  as coisas passageiras, as coisas que perduram por causa do valor eterno passam a ser prioridades em nossa vida. O mundo não é digno de tal doutrina; a abnegação, pois somente homens que nasceram em verdadeira justiça e santidade podem viver e pregar a abnegação. Essa virtude só pode vir de um coração perfeito não contaminado por conceitos egoístas ou pelo veneno do orgulho. Temos que rever a nossa vida, nosso estilo de vida espiritual. Jamais devemos andar pelo caminho de Cristo, pensando em nossas vantagens pessoais, não podemos encontrar na vereda dos justos, momentos oportunistas para promover a nós mesmos, pois isso vai contra as regras e os princípios do Reino de Deus. Cristo, nosso exemplo, não agiu assim! Seguir a Cristo significa desprezar as coisas mundanas, desejar as coisas celestiais e permanecer debaixo da graça de Deus como um meio de alcançar as bênçãos do mundo vindouro

O que você entende por abnegação? Você experimenta essa virtude em sua vida espiritual? Jesus Cristo, o Senhor levava a sério esse principio essa virtude, tão rara em nossos dias. Pouco se fala sobre isso nos púlpitos, as pessoas não estão interessadas em promover a causa do próximo, há poucos livros sobre o tema. Mesmo entre os filantrópicos, a motivação é o reconhecimento e a exaltação de si mesmos. Buscam o elogio, querem subir o degrau da fama e esperam os aplausos da turba que recebe ajuda. Usar uma causa que parece ser boa para elevar o nosso orgulho e promover nosso egoísmo é apenas um humanismo aperfeiçoado na falta de caráter.

O que é abnegação? A abnegação é a ação caracterizada pelo desprendimento das coisas que alimentam nosso egoísmo, é o desprendimento das coisas passageiras e supérfluas, para a dedicação completa a uma causa elevada e de extrema importância. É o sacrifício da vontade própria, o abandono de todas as coisas egoístas, para cumprir unicamente a vontade de Deus e do próximo. Abnegação é dar-se completamente a uma causa justa sofrendo a ingratidão do mundo

 É o cultivo das coisas mais elevadas, pelo caminho da morte das paixões carnais que nos capacita a ver o valor das coisas eternas. É importante salientar de forma clara, que só pode caminhar pelo caminho estreito, que propôs Jesus o Senhor, nos evangelhos, aqueles que se desprendem totalmente das vaidades e das coisas que satisfazem o ego corrompido.

 

“Estes são os que seguem o cordeiro, para onde quer que vai” (Apocalipse14:4)

Conclusão: Na vida espiritual temos escolhas, e escolher a virtude da abnegação é uma delas. Estejamos cientes do fato de que uma lâmpada sozinha faz muita diferença em meio a escuridão, uma flor que desabrocha fora do jardim faz toda a diferença no lugar ermo, assim também uma boa opinião faz toda a diferença em meio a ignorância e a escolha certa em meio a tantos equívocos.


Clavio J. Jacinto

Comunhão Biblica Bereiana

Paulo Lopes SC

(48) 999947392

 

0 comentários:

Postar um comentário