Há uma teoria antiga,
uma lenda judaica que se desenvolveu no Targum, Talmude e na Cabala judaica de
que ha uma distinção entre a mulher criada em Genesis 1:26 a 31 e 2:18 a 25.
Nessa lenda, a mulher criada em Genesis 1 era chamada de Lilit, e tornou-se uma
mulher rebelde, não submissa e queria ser autônoma e independente, não
correspondendo qualquer sujeição ao seu marido (Adão). Lilit queria direitos
iguais, e tornou-se mundo lendário, a primeira feminista liberacionista. Por
causa disso foi expulsa por Deus do Jardim. Posteriormente Deus criara outra
mulher usando o material genético de Adão (costelas).
Lilit foi condenada a
vagar errante pelo mundo, por esse motivo se sentiu rejeitada por Deus, em suas
andanças encontrou um espírito rebelde, identificado por alguns como o rei dos
anjos caídos, chamado de Samael (muitos associam Samael com Satanás). Ela então
tornou-se esposa de Samael. Lilit transformou-se num espírito feminino
rejeitado e associado ás trevas, junto com Samael tramou uma guerra contra a
humanidade.
A lenda atribui aos
dois, uma conspiração contra Adão e Eva,
foram eles que planejaram a invasão no jardim enviando a da serpente para
seduzi-los.
Posteriormente alguns
cristãos primitivos fizeram uma reinterpretação da lenda a ensinaram que a
serpente era a Lilit e não o diabo.
Aqui temos uma
narrativa que faz uma conjunção mulher e anjo caído, num casamento ilícito, são
elementos associados a possibilidade de que Gênesis 6 realmente sejam os “filhos
de Deus” anjos caídos e não homens. Não é o foco do nosso assunto esse tema.
Porquanto entendemos a lenda de Lilit não confere com o contexto geral das
Escrituras nem com o apoio dos hagiógrafos do Antigo e do Novo Testamento.
O que a Biblia diz? Não,
a serpente de Gênesis 3 não era Lilit, mas o diabo bem como afirma João em Apocalipse
12;9 e 20:2. Paulo diz que primeiro foi formado Adão e depois Eva (I Timóteo
2:13) E Cristo afirmou que foi criado no princípio um macho e uma fêmea (Mateus
19:4) e esse é um assunto muito claro nas Escrituras.
Clavio J. Jacinto
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