Sociedades Secretas


 

OS PRÓS E CONTRAS DO SISTEMA DE SOCIEDADE SECRETA,

OU O BURACO NA PAREDE DO CRISTIANISMO MODERNO .

 

Por CHRISTODOULOS

 

 

[O artigo a seguir é de um cristão inglês cujo nome é conhecido em todo o mundo, mas que, por razões suficientes, o retém.‑ED.]

 

 

 Quando olhei, eis que havia um buraco na parede!  Então ele me disse: Filho do homem,

cava agora na parede.  E quando eu tinha cavado na parede, eis que havia uma porta. 

E ele me disse: Entra e vê as abominações malignas

que eles fazem aqui.   Então entrei e vi .” ( Ezequiel 8: 7-10 .)

 

 

Uma vasta rede de Sociedades Secretas está se espalhando pelo mundo.  Atualmente, a filiação a elas é voluntária. Mas o dia pode não estar distante quando a filiação pode se tornar compulsória.  De fato, isso parece ser sugerido em passagens como as seguintes: -    Ele faz com que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, recebam uma marca em sua mão direita ” ( Ap. 13:16 ).

 

Esta marca na mão direita é o sinal escolhido por essas sociedades secretas.  Já está se tornando cada vez mais incomum, especialmente emAmérica, para que qualquer um receba um aperto de mão comum.  Um peculiar “ aperto ” cabalístico é dado, que serve ao duplo propósito de deixar você saber que a pessoa que você conhece é membro de alguma sociedade secreta, e de convidá-lo a revelar se você pertence a ela, ou a alguma fraternidade similar.

 

EmAmérica essas organizações já se tornaram quase universais e estão buscando dominar a vida social, política e religiosa da comunidade.  Elas agora estão sendo estendidas às mulheres, que por razões óbvias foram excluídas até agora.  Uma delas observa: “ Nós, mulheres, estamos sendo espancadas até a morte !” Em  Inglaterraeles podem atualmente ser considerados como estando em um estado menos avançado, embora tenha sido desdeInglaterraqueAméricaoriginalmente tomou emprestada a ideia, e a recente utilização da Abadia de Westminster para a criação de uma nova sociedade secreta de cruzados prova que o movimento não é mais um que pode ser ignorado.  Certamente chegou o momento em que aqueles a quem os cristãos buscam orientação em tais assuntos devem considerar o sistema com cuidado e oração, e estar em posição de aconselhar seus rebanhos.  Como Lutero disse corretamente, o dever de um pastor é guardar e alimentar suas ovelhas.

 

Felizmente, isso não é mais um assunto difícil. Os chamados “ segredos ” dessas sociedades foram publicados, e há uma extensa literatura lidando com o assunto, de modo que qualquer pessoa que deseje obter um conhecimento em primeira mão sobre elas pode fazê-lo sem dificuldade, e sem qualquer necessidade de se tornar um membro antes de descobrir.  Na verdade, é razoável que aqueles que estão pensando em se juntar a qualquer sociedade desse tipo tomem previamente essa precaução muito comum.  Deixar de fazê-lo é como assinar um cheque em branco e entregá-lo a pessoas desconhecidas para preencher o valor, ou como executar um documento legal sem saber seu conteúdo.

 

 

OS PRÓS

 

 

Os argumentos a favor das sociedades secretas podem ser resumidos da seguinte forma:

 

1. Muitas pessoas boas se juntaram, incluindo ministros.

 

2. Os objetos são excelentes, incluindo religião, caridade, temperança, ajuda mútua, seguro, patriotismo e interação social.

 

3. A Plataforma é tão ampla e internacional que todos os credos, classes, religiões e nacionalidades são reunidos em fraternidade comum.

 

Ao exposto acima pode-se responder:

 

(1.) Que pessoas boas e objetos bons não precisam de secretismo , mas o secretismo precisa deles.  Eles não são ajudados por ele, mas ele é ajudado por eles.  As pessoas boas se tornam iscas, e os objetos bons se camuflam para credos e princípios falsos, ou “ pele de cordeiro ” para “ falsos profetas ”.

 

(2.) Se há homens bons nela, também há homens bons que se opõem a ela.

 

(3.) Por que os homens bons não a defendem quando ela é atacada?  É porque eles não podem?

 

(4.) Se há muitos homens bons nela, certamente há muitos que a deixam. Quarenta por cento das perdas anuais é uma estimativa dada por aqueles que estão em posição de saber. Outra estimativa dá o número de associações extintas em vinte anos como sendo 1.800 em   América.

 

(5.) Por que tantos a abandonam?  Pelas mesmas razões pelas quais tantos se recusam a aderir.

 

(6.) Como eles deixam isso?  ( a ) Alguns deixam isso como separatistas francos e abertos . 

 

(b) Muitos outros o fazem silenciosamente, sem declarar as suas razões.

 

(c) Muitos, talvez a maioria, dos “ bons ” membros que permanecem nela, tornam-se membros “ mortos ”, raramente, ou nunca, participando das reuniões e tomando pouca ou nenhuma parte em seus rituais ou cerimônias, que eles consideram com aversão ou desprezo mal disfarçados.  Não se espera que eles cumpram os juramentos e promessas que fizeram, pois servem a um propósito mais útil em atrair outros.

 

(7.) Em relação à sua Plataforma de Religião ser tão ampla a ponto de incluir todos os credos, classes e nacionalidades, aprendemos com escritores maçônicos que ela consiste em “ Teísmo Puro  e abrange budistas, hindus , maometanos e judeus. Mas esta é uma contradição óbvia. Os budistas, sabemos, são ateus e não reconhecem Deus de forma alguma. Os hindus são politeístas e panteístas, enquanto os animistas são demonólatras declarados e não se preocupam em reconhecer ou adorar uma Divindade Suprema, exceto na medida em que reconhecem demônios ou diabos como deuses . Os maometanos e judeus não reconhecem a Divindade de Cristo . Em muitas Sociedades Continentais, o Teísmo é abandonado para admitir ateus como membros. Em uma delas, foi dito que dois milhões de jovens tinham marcado em seus braços direitos as iniciais “ AD .”, que significa “ Anti Dieu  (contra Deus!). Portanto, a afirmação de que a plataforma é “ Teísmo Puro ” dificilmente pode ser sustentada.        

 

 

OS CONTRAS DAS SOCIEDADES SECRETAS

 

 

Ao dar os prós das sociedades secretas, fomos obrigados a mencionar algumas das respostas que são dadas aos argumentos a seu favor.  É impossível, dentro dos limites deste artigo, detalhar os juramentos e cerimônias e outras características questionáveis ​​que o sistema contém.  Para detalhes completos sobre isso, devemos encaminhar os leitores aos vários livros sobre o assunto. Em “ Modern Secret Societies ” do Dr. Charles A. Blanchard , presidente da National Christian Association of Chicago, há uma revisão cuidadosa e inteligente de todo o sistema como existe agora emAmérica, e isso após um estudo cuidadoso deles cobrindo um período de mais de quarenta anos.  Ele estima seu número atual emAmérica como 299, e afirma que eles não são apenas modelados na Maçonaria, mas são principalmente criados e controlados por Maçons.  Há também uma revisão muito clara e exaustiva da Maçonaria por Charles G. Finney , o grande Revivalista, lidando com a questão em sua maneira lógica e incisiva usual.  Finney foi treinado para ser um advogado antes de sua conversão, e acostumado a pesar evidências.  Neste livro, ele considera os Prós e Contras com imparcialidade judicial.

 

Ambos os escritores defendem firmemente a visão de que é dever das Igrejas examinar a questão de um ponto de vista cristão, visto que tanto ministros quanto membros estão sendo persistentemente solicitados a se juntar a essas sociedades secretas, e que é alegado abertamente em sua justificativa que milhares de ministros e membros proeminentes da igreja já se juntaram e os estão apoiando .

 

Como resultado de suas investigações, não apenas Finney e Blanchard, mas líderes bem conhecidos como Moody , Torrey e Cook declaram na linguagem mais enfática, que nenhum cristão deve se juntar a uma loja, e que aqueles que já são membros devem renunciar à sua filiação .  Nem eles estão sozinhos.  Alguns dos mais proeminentes estadistas, juízes e líderes políticos do mundo confirmaram seu veredito.

 

Lord Beaconsfield observa que “ as sociedades secretas estão levando os governos civis do mundo à beira de um precipício, sobre o qual a lei e a ordem acabarão caindo e perecendo juntas ”.

 

John Quincy Adams , um presidente daEstados Unidos, declara :  Estou preparado para demonstrar diante de Deus e do homem que os juramentos, obrigações e penalidades maçônicas não podem, de forma alguma, ser conciliados com as leis da Moralidade, do Cristianismo ou da Terra .”

 

O general Ulysses Grant diz : “Todos os partidos políticos secretos e juramentados são perigosos para qualquer nação, não importa quão puros ou patrióticos sejam os motivos e princípios que os unem.”

 

William Seward , Governador de Nova York e Secretário de Estado sob o Presidente Lincoln, diz : -  Sociedades Secretas, Senhor! Antes que eu colocasse minha mão entre as mãos de outros homens em uma loja, ordem ou conselho secreto, e me ajoelhasse diante deles, entrasse em uma combinação com eles para qualquer objeto, pessoal ou político, bom ou ruim, eu oraria a Deus para que essa mão e esse joelho pudessem ser paralisados !”   

 

O conhecido orador Wendell Phillips observa : “Todo bom cidadão deve fazer guerra a todas as sociedades secretas e não dar descanso a si mesmo até que sejam proibidas por lei e erradicadas da existência.”

 

O Dr. Joseph Cook observa :   De tudo o que desejo dizer sobre sociedades secretas, esta é a soma:

 

1. Os juramentos secretos se opõem aos princípios cristãos ; e

 

2. São proibidas por lei em algumas partes da República e deveriam ser em todas .”

 

Ainda mais severa e intransigente é a revisão de Finney sobre a Maçonaria.  Em seu resumo final, Finney faz a seguinte condenação abrangente do sistema : " A julgar então por essas revelações, como podemos deixar de declarar a Maçonaria uma instituição anticristã?

 

1. Vimos que sua moralidade não é cristã .

 

2. Seu sigilo vinculado ao juramento não é cristão .

 

3. A administração e a prestação de juramentos são uma violação de um mandamento positivo de Cristo .

 

4. Os juramentos maçônicos obrigam seus membros a cometer os atos mais ilegais e anticristãos :

 

(a) Para ocultar os crimes uns dos outros .

 

(b) Para livrar uns aos outros das dificuldades, sejam elas certas ou erradas .

 

(c) Favorecer indevidamente a Maçonaria em ações políticas e nos negócios .

 

(d) Retaliar e perseguir até a morte os violadores das obrigações maçônicas .

 

(e) A Maçonaria não conhece misericórdia .

 

(f) Seus juramentos são profanos, - a tomada do Nome de Deus em vão .

 

(g) As penalidades desses juramentos são bárbaras e selvagens .

 

(h) Recusa todo exame e se esconde sob um manto de segredo juramentado .

 

Cada ramo daIgrejadeCristo é obrigado a examinar este assunto e a pronunciar-se sobre esta instituição de acordo com a melhor luz que puderem obter.  Não temos o direito de dizer a Deus que agiremos de acordo com nossas próprias convicções quando outros se tornam tão esclarecidos que nossa ação será popular e encontrará sua aprovação .”

 

Se o exposto acima for algo próximo de uma descrição correta das Sociedades Secretas, certamente é dever óbvio de todo filho de Deus, que pode ter sido atraído para elas por suas promessas enganosas de benefícios mundanos, dissociar-se delas sem demora, e daqueles que estão contemplando tal parceria no mal, abster-se dela, em obediência a passagens como as seguintes:

 

 Sai dela, povo meu , para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas ” ( Ap 18:4 ).

 

 Não podeis servir a Deus e a Mamom ” ( Mt 6,24 ).

 

 Em segredo não disse nada ” ( João 18:20 ).

 

 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos ” ( 2 Cor . 6: 14-18 ).

 

Fonte:

 https://www.themillennialkingdom.org.uk/PerilsOfTheAge/TheProsAndConsOfTheSecretSociety.htm


0 comentários:

Postar um comentário