Ultradispensacionalismo


 

Ultradispensacionalismo

 

O dispensacionalismo é um sistema de interpretação bíblica que vê uma distinção entre o programa de Deus para Israel e o Seu relacionamento com a igreja.

Uma dispensação é o plano de Deus pelo qual Ele administra Seu governo dentro de uma determinada era em Seu programa eterno. As dispensações não são períodos de tempo, mas administrações diferentes na execução eterna do propósito de Deus. É especialmente crucial notar que o caminho da salvação – pela graça através da fé – é o mesmo em todas as dispensações. Todos os dispensacionalistas acreditam que pelo menos uma dispensação ainda será futura – durante o reinado milenar de Cristo na terra, conhecido como o milénio, no qual Israel desempenhará mais uma vez um papel fundamental. O dispensacionalismo ensina que todas as promessas restantes da aliança de Deus a Israel serão literalmente cumpridas – incluindo as promessas de bênçãos terrenas e de um reino messiânico terrestre. Deus prometeu a Israel, por exemplo, que eles possuiriam a Terra Prometida para sempre. As Escrituras declaram que o Messias governará os reinos da terra a partir de Jerusalém. Um dia Israel será restaurado na Terra Prometida. O templo será reconstruído e o povo de Israel será redimido.

O Apóstolo Paulo escreveu as seguintes passagens sobre dispensações:

1 Coríntios 9:17: "Porque, se eu fizer isso voluntariamente, tenho uma recompensa; mas, se for contra a minha vontade, uma dispensação do evangelho me foi confiada."

Efésios 1:10: "Para que, na dispensação da plenitude dos tempos, ele possa reunir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; sim, nele:"

Efésios 3:2: "Se vocês ouviram falar da dispensação da graça de Deus que me foi dada a vocês:"

Colossenses 1:25 KJV: “Do qual fui constituído ministro, de acordo com a dispensação de Deus que me foi dada para vós, para cumprir a palavra de Deus;”

A teologia da aliança, por outro lado, geralmente vê tais profecias como já cumpridas alegórica ou simbolicamente. Os teólogos da aliança acreditam que a igreja, e não o Israel literal, é o destinatário das promessas da aliança. Eles acreditam que a igreja substituiu Israel no programa eterno de Deus.

O sistema de teologia dispensacionalista é de origem recente, mas existem referências históricas que foram eventualmente sistematizadas no que conhecemos como dispensacionalismo. Justino Mártir (110-165) manteve um conceito de diferentes programas de Deus (Diálogo com Trypho), e na mesma obra ele falou dos dons de poder da presente dispensação (LXXXVII). Irineu (130-200) falou frequentemente das dispensações de Deus e especialmente da dispensação cristã (Contra as Heresias, V,XXVIII.3). Clemente de Alexandria (150-220) falou das dispensações de Adão, Noé, Abraão e Mosaico. Agostinho também refletiu esses primeiros conceitos dispensacionalistas em seus escritos (Para Marcelino, CXXXVIII, 5,7).(6) Muitos outros se seguiram, mas os primeiros porta-vozes influentes do dispensacionalismo incluíram JN Darby, fundador dos Irmãos de Plymouth e considerado por muitos o pai da dispensacionalismo moderno; Cyrus I. Scofield, autor da Bíblia de Referência Scofield; Clarence Larkin, cujo livro de tabelas dispensacionais tem sido impresso e vendido rapidamente desde 1918; e Ethelbert W. Bullinger foi um clérigo anglicano que levou o dispensacionalismo a um extremo sem precedentes, geralmente chamado de ultradispensacionalismo.

Dispensacionalistas posteriores, incluindo Donald Gray Barnhouse, Wilbur Smith, Allan MacRae e HA Ironside, estavam cada vez mais cautelosos com as falácias que apimentavam muitos dos primeiros ensinamentos dispensacionalistas. Os trabalhos escritos de Ironside mostram sua determinação em enfrentar o erro dentro do movimento. Ele atacou o ultradispensacionalismo de Bullinger. A distinção bíblica entre Israel e a igreja permanece incontestada, como a essência do puro dispensacionalismo. O próprio Chafer acreditava que muito, senão a maior parte, dos ensinamentos terrenos de Cristo não são aplicáveis ao cristão desta época. John MacArther acredita que os dispensacionalistas que seguem Chafer neste ponto dividem erroneamente a Palavra da verdade, atribuindo seções inteiras do Novo Testamento a alguma outra dispensação, anulando a força dos principais segmentos dos Evangelhos e dos ensinamentos de nosso Senhor para hoje.

Ultradispensacionalismo. Uma teologia que ensina que existem duas igrejas: (1) a igreja noiva, que é exclusivamente judaica e existe apenas no período de transição em Atos; (2) o corpo da igreja que inclui os gentios e que começou com o ministério de Paulo. O ultradispensacionalista acredita que tudo começou com Paulo algum tempo depois do Pentecostes, enquanto o dispensacionalista normativo sustenta que a igreja começou no Pentecostes (Atos 2). Esta diferença afeta quais ordenanças são praticadas e quais Escrituras são diretamente para a igreja.

 

O grupo extremo no movimento ultradispensacionalista segue EW Bullinger (1837-1913), um estudioso de algum renome. Outros neste grupo incluem Charles H Welch, de Londres, sucessor de EW Bullinger; AE Knoch; Vladimir M. Gelesnoff; e Otis Q. Sellers de Grand Rapids. Ethelbert William Bullinger nasceu em 15 de dezembro em Canterbury, Inglaterra. Ele era descendente direto de Hohann Heinrich Bullinger, um teólogo da aliança que sucedeu Zwinglio em Zurique em dezembro de 1531. "Ele ensinou que os evangelhos e Atos estavam sob a dispensação da lei, com a igreja, na verdade começando no ministério de Paulo após Atos 28:28." Bullinger também acreditava numa visão herética do sono da alma entre a morte e a ressurreição. Muitos de seus admiradores eram aniquilacionistas e outra seita na América que começou com seus ensinamentos, que são restauracionistas do tipo mais amplo, ensinando o que eles têm o prazer de chamar de reconciliação universal, que em suas mentes envolve a salvação final não apenas de todos os homens, mas de Satanás e de todos os anjos caídos. Dr. Bullinger morreu em 6 de junho de 1913, em Londres, Inglaterra. Bullinger colocou os Quatro Evangelhos e o livro de Atos sob a Lei e acreditava que a dispensação da Igreja começou com o ministério de Paulo após Atos 28:28. Ele cria que as epístolas da prisão (Efésios, Filipenses e Colossenses) apresentam a plenitude da revelação do mistério desta era da igreja. Ele também negou que o batismo nas águas e a Ceia do Senhor sejam para esta época. Bullinger identificou três períodos no Novo Testamento: (1) o tempo dos evangelhos, quando o evangelho era pregado apenas aos judeus e autenticado pelo batismo nas águas; (2) o período de transição em Atos. (3) o período de judeus e gentios como um corpo em Cristo e autenticado
somente pelo batismo no Espírito.  

O grupo moderado de ultradispensacionalistas acredita que a igreja começou em Atos 9 ou Atos 13. JC O'Hair, Cornelius R. Stam e Charles F. Baker, autor de "A Dispensational Theology" ensinam esta visão. Grace Bible College of Grand Rapids é a escola ultradispensacional que leva a ministérios com Grace Gospel Fellowship e Worldwide Grace Testimony. Stam ensinou que a igreja começou com a conversão de Paulo em Atos 9. Portanto, a “Igreja do Corpo” só poderia começar quando o ministério de Paulo começasse, porque Paulo era o ministro dos gentios. A visão moderada também ensina que depois daquele tempo (quando o ministério de Paulo começou) não houve mais oferta do reino a Israel. JC O'Hair ensinou esta visão com base na declaração de Paulo em Atos 13:46: “Estamos nos voltando para os gentios”. Como os seguidores de O'Hair acreditam que a igreja começou dentro do período de Atos, eles celebram a Ceia do Senhor, mas não o batismo nas águas.

Os dois grupos concordam em seis pontos; (1) A grande comissão nos Evangelhos é judaica e não para a igreja. (2) O ministério dos Doze foi uma continuação do ministério terreno de Cristo. (3) A igreja não começou no Pentecostes. (4) O batismo nas águas não é para esta era da igreja. (5) Há uma diferença entre os ministérios iniciais e posteriores de Paulo. (6) Israel, e não a igreja, é a noiva de Cristo.

Refutação Básica ao Ultradispensacionalismo

2 Timóteo 2:15 “manejando bem a Palavra da Verdade”. É claro que esta expressão não deve de forma alguma ser limitada ao ensino dispensacional. Implica também colocar cada grande doutrina da Palavra em seu devido lugar. Foi traduzido como “cortar em linha reta a Palavra da Verdade”, isto é, não confundir ou confundir coisas que diferem. Até sugere a ideia de encarar honestamente a Palavra da Verdade, e não de ler na Palavra de Deus ideias vindas de nossas próprias mentes, que realmente não existem.

Ultradispensacionalistas acreditam que os quatro Evangelhos são inteiramente judaicos e não têm nenhuma mensagem real para a Igreja, o Corpo de Cristo. Esta Igreja anterior é simplesmente um aspecto do reino e não é o mesmo que o Corpo de Cristo! É uma Igreja completamente diferente daquela de que falam as epístolas da prisão de Paulo. Paulo não recebeu sua revelação especial do mistério do Corpo até sua prisão em Roma, e que somente suas epístolas da prisão revelam esta verdade e são, estritamente falando, a única porção das Sagradas Escrituras dada aos membros do Corpo. Todas as outras epístolas de Paulo, exceto aquelas escritas durante sua prisão e as epístolas gerais, são relegadas à dispensação anterior do livro de Atos e não têm valor permanente para nós, mas foram para a instrução dos chamados judeus. igreja daquela época.

Todo o livro do Apocalipse tem a ver com a era vindoura e não faz referência à Igreja de hoje e as sete igrejas aparecerão na terra como igrejas judaicas na Grande Tribulação. O Corpo de Cristo é um grupo totalmente diferente, de acordo com esses professores, da Noiva do Cordeiro, sendo esta última supostamente judia.

HA Ironside "Tendo tido um conhecimento mais íntimo do Bullingerismo, conforme ensinado por muitos nos últimos quarenta anos, não hesito em dizer que seus frutos são maus. Ele produziu uma tremenda safra de heresias em toda a extensão desta e de outras terras. dividiu os cristãos e destruiu inúmeras igrejas e assembleias; elevou o orgulho intelectual e espiritual dos seus eleitores a um nível terrível, de modo que olham com supremo desprezo para os cristãos que não aceitam os seus pontos de vista peculiares; onde tem sido tolerado há muito tempo, estrangulou totalmente o esforço do Evangelho em casa e semeou a discórdia nos campos missionários no exterior. Essas coisas são tão verdadeiras neste sistema que não hesito em dizer que é uma perversão absolutamente satânica da verdade. dividindo corretamente a Palavra, procurarei mostrar que esses professores dividem a Palavra de maneira errada e que sua propaganda é tudo menos conducente à espiritualidade e à iluminação nas coisas divinas."

No capítulo dezesseis do Evangelho de Mateus, o Senhor declara pela primeira vez que vai construir uma Igreja ou assembleia. A disciplina dessa Igreja é dada em Mateus 18: 15-20. Até mesmo a grande comissão da Igreja para missões mundiais é dada em Mateus 28:16-20 e Marcos 16:15-16. Esta assembleia deve ser edificada sobre a Rocha, a confissão do apóstolo Pedro de que Cristo é o Filho do Deus vivo. Quão totalmente inútil é tentar separar esta declaração da declaração na Epístola de Éfeso, onde lemos:

• "Agora, pois, já não sois estrangeiros nem estrangeiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus; e estais edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Jesus Cristo a principal pedra da esquina; em no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor; no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito” (2: 19-22).

• "Se alguém ensina o contrário e não consente com palavras sãs, sim, com as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo" e com a doutrina que é segundo a piedade; ele é orgulhoso, nada sabendo, mas apaixonado por questões e conflitos de palavras, dos quais sobrevém a inveja, a contenda, as injúrias, as más suspeitas, as disputas perversas de homens de mente corrupta e desprovidos da verdade, supondo que o lucro é a piedade: afasta-te de tais coisas (ITm 6:3-5).

• 2 Timóteo 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para educar na justiça; 17 para que o homem de Deus seja apto e equipado para toda boa obra.

Referindo-se ao Pentecostes, nosso Senhor diz: “Daqui a poucos dias não sereis batizados com o Espírito Santo” (Atos 1:5). Referindo-se ao acontecimento ocorrido na casa de Cornélio, Pedro diz:

"Então me lembrei da palavra do Senhor, como Ele disse: Na verdade João batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo. Visto que Deus lhes deu o mesmo dom que Ele deu a nós, que cremos no Senhor Jesus Cristo; o que foi 1, para que eu pudesse resistir a Deus? (Atos 11: 16,17).

 

Por exemplo, em Atos capítulo 5, versículo 14, lemos:

 

“E os crentes se acrescentavam cada vez mais ao Senhor, multidões, tanto de homens como de

mulheres."

Isto é somente pelo batismo do Espírito Santo. Em consonância com isso, quando abrimos o capítulo 11: 22-24, lemos a respeito do caráter e ministério de Barnabé que,

• "Ele era um homem bom e cheio do Espírito Santo e de fé; e muita gente foi acrescentada ao Senhor."

Em 1 Coríntios 12:12, 13, lemos:

• "Porque assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros desse corpo, sendo muitos, formam um só corpo; assim também é Cristo. Pois por um Espírito todos nós fomos batizados em um corpo, quer sejamos Judeus ou gentios, quer sejamos escravos, quer livres, e todos fomos obrigados a beber de um Espírito”.

Passamos agora para Gálatas, uma carta escrita, de acordo com a melhor autoridade que temos, um ano antes de Coríntios, e os ultra-dispensacionalistas estão muito certos de que quando Paulo fala de ser batizado em Cristo nesta carta, não pode haver referência ao batismo nas águas, mas que ele se refere apenas ao batismo do Espírito Santo. Não estou de acordo com eles neste aspecto; mas admitindo no momento que eles estão corretos, então observe onde isso coloca sua teoria. Observe atentamente o capítulo 3: 26-29: pré-prisão

• "Porque todos vós sois filhos (filhos) de Deus pela fé em Cristo Jesus. Pois todos vós que fostes baptizados em Cristo vos revestistes de Cristo. Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há não é homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

Antes da conversão de Saulo, havia igrejas de Deus em muitas cidades, e essas igrejas de Deus juntas formavam a Igreja de Deus; igrejas significando empresas locais, mas a Igreja de Deus acolhendo todos os crentes. Anos depois, Paulo escreve: “Persegui a Igreja de Deus e a desperdicei” (Gl 1: 13). E novamente: “Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus” (I Cor. 15: 9). A Igreja de Deus era para ele um todo. Paulo é definitivamente designado como apóstolo dos gentios, mas aonde quer que vá, ele primeiro procura seus irmãos judeus.

Talvez não haja nada sobre o qual os ultradispensacionalistas estejam mais certos, de acordo com suas próprias expressões, do que o fato de que o livro dos Atos cobre um período de transição, entre a era da lei e a era atual em que a dispensação do mistério ocorreu. foi revelado. Nem sempre concordam quanto ao nome deste período intermediário. Alguns a chamam de Igreja do Reino; outros, a Igreja Judaica; e há quem prefira o termo Dispensação Pentecostal.

 

Vejamos os dois últimos versículos de Atos 28:

• "E Paulo habitou dois anos inteiros em sua própria casa alugada, e recebia todos os que lhe entravam, pregando o reino de Deus e ensinando as coisas que dizem respeito ao Senhor Jesus Cristo, com toda a confiança, sem que ninguém o proibisse."

Agora na epístola aos Romanos, o apóstolo diz no capítulo 16, versículos 25 ao 27:

• "Agora, àquele que tem poder para vos estabelecer segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, segundo a revelação do mistério, que foi mantido em segredo desde o princípio do mundo, mas agora é manifestado, e pelo Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, reveladas a todas as nações para a obediência da fé: Ao único Deus sábio seja a glória por Jesus Cristo para sempre.

Como pode qualquer ultra-dispensacionalista ousar dizer, em face de uma Escritura como esta, que o mistério não tinha sido dado a conhecer e não tinha sido previamente pregado antes de Paulo ser preso em Roma?

Ele não obteve esta dispensa depois de estar na prisão. Então ele insiste que esta revelação não foi feita em épocas anteriores aos filhos dos homens, isto é, não foi dada a conhecer nos tempos do Antigo Testamento. Mas ele nos diz em Efésios 3:5 que é “agora revelado aos seus santos apóstolos e profetas pelo Espírito”. Observe não apenas o plural, mas que outros além dos apóstolos tiveram esta revelação. Quão absurdas seriam palavras como essas se ele estivesse se referindo a algo que acabava de ser revelado secretamente a ele! Mas é verdade que outros apóstolos e profetas já conheciam o mistério? Isso é. Isso ele declara com estas palavras. Qual é esse mistério? O versículo seis é a resposta.

• "Para que os gentios sejam co-herdeiros, e do mesmo Corpo, e participantes de Sua promessa em Cristo pelo evangelho."

De Efésios 4:4, onde lemos: “Há um só Corpo e um só Espírito”. Sem dúvida isto se refere ao batismo do Espírito Santo. De acordo com Deus, a nova dispensação, aquela em que vivemos agora, a dispensação da graça de Deus, também chamada de dispensação do mistério, começou no momento em que o Espírito desceu no Pentecostes. Naquele momento, o único Corpo passou a existir. A Igreja é una e indivisível. É a Igreja que Cristo construiu sobre a rocha, ou seja, a verdade de que Ele é o Filho do Deus vivo. É a Igreja de Deus, que Ele comprou com o sangue do Seu próprio Filho. Este mistério foi divulgado por outros servos além do apóstolo Paulo? Era. O apóstolo João dá a conhecer isso em seu relato do ministério de nosso Senhor, conforme apresentado no décimo capítulo de seu Evangelho. Ali lemos que o Senhor Jesus, como o Bom Pastor, entrou no aprisco do Judaísmo para conduzir os Seus para uma liberdade gloriosa.

• "Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. Também devo trazê-las, e haverá um rebanho e um pastor."

O apóstolo Pedro conheceu o mesmo mistério quando se levantou e pregou ao gentio Cornélio.

Atos 10:34 E abrindo a boca, Pedro disse: “Certamente entendo agora que Deus não é do tipo que mostra parcialidade, 35 mas em cada nação o homem que o teme e faz o que é certo, é bem-vindo a ele.

2 Pedro 3:15 e considere a paciência de nosso Senhor como salvação; assim como também nosso amado irmão Paulo, segundo a sabedoria que lhe foi dada, vos escreveu, 16 como também em todas as suas cartas, falando nelas destas coisas, nas quais há algumas coisas difíceis de entender, que os incultos e instáveis distorcem, como fazem também com o restante das Escrituras, para sua própria destruição.

As Epístolas de João foram escritas, de acordo com a melhor autoridade que temos, em algum momento da última década do primeiro século da era cristã. Pese bem isso. Paulo estava no céu há quase trinta anos. João foi um apóstolo inspirado e certamente saberia, se alguém soubesse, da nova revelação e de sua importância. Mas procuramos em vão em suas cartas a menor referência a algo desse tipo.

 

Muitos anos depois de todos os outros apóstolos terem ido para o céu, encontramos o idoso João ainda preservado em vida e cuidando das igrejas de Deus. De acordo com a História da Igreja aparentemente confiável, ele morou em Éfeso e, na velhice, mudou-se entre as outras igrejas mencionadas nos três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse, aquelas igrejas que os Bullingeritas declaram nunca ter existido no passado, mas são ainda surgirão como Assembléias Judaicas na Grande Tribulação! Mas estes ultra-dispensacionalistas estão tão determinados a tirar da Igreja tudo o que se encontra no livro do Apocalipse, que até insistem que as cartas endereçadas às igrejas nos capítulos 2 e 3 são todas para Israel também. Ignorando o fato de que o apóstolo João trabalhou durante anos na província proconsular romana da Ásia, e que ele estava completamente familiarizado com todas essas sete igrejas, eles chegam ao ponto de negar que algumas dessas igrejas tivessem qualquer existência no primeiro século da era cristã, quando João escreveu o Apocalipse.

 

 

 

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