A Religião Esotérica da Inteligência Artificial


 



 A Religião Esotérica da Inteligência Artificial

 

Por C. J. Jacinto

Vivemos em uma era de transformações profundas, no momento em que escrevo esse estudo, uma nova fase da tecnologia de ponta já é um grande sucesso: A Inteligência Artificial (AI). O “ChatGPT” e as ferramentas virtuais associadas ao novo modo como lidamos com a Internet é um divisor de águas. Agora já e possível de forma simples e acessível a maquina dialogar com usuários, responder a cada pergunta e explorar um mundo quase infinitos de coisas que é um verdadeiro cenário de ficção cientifica.

 

A robótica inteligente num mundo virtual parece responder a uma mudança de paradigmas, assim como a física quântica e o conceito de  “Homo Spiritualis” um salto evolutivo do “Homo Sapiens” tem contribuído para essa transformação.

Na AI cada vez mais presente na sociedade e na comunicação, o “chatbot” é capaz de interagir com os usuários, respondendo questões, sintetizar e resumir livros, transformar imagens em vídeos, desenvolver livros e cursos e mudar crenças...

 

O “ChatGPT” foi lançado á pouco tempo, em 2022 e tem sido um sucesso absoluto em todo mundo, e além da tecnologia de ponta e os meios alternativos de explorar o conhecimento, parece que a mente universal por trás dessa tecnologia possui tendências universalistas, esotéricas e claramente anticristã. É um renascimento do Movimento Nova Era em conjunção com a Filosofia Perene.

 

Uma nova religião surge através da AI. O escritor americano Hugh Howey  levou a frente um experimento “espiritual” e usou o ChatGPT para construir toda estrutura doutrinaria de uma nova religião desenvolvida exclusivamente pela AI.

 

A orientação dada correspondeu a uma síntese de todas as religiões para formar uma só, partindo dos ideais de todas, unindo as teses principais de cada uma delas para formar uma visão metafísica que seria o resultado dessa síntese. Howey trabalhou com as idéias e doutrinas, mitos e crenças de todas as religiões inclusive a judaica-cristã, depois de organizar todos os dados, ele pediu a AI desenvolver uma religião com base nas informações desses universais, as teses de cada religião apresentada e a síntese como o resultado do corpo doutrinário da nova religião. A principio, Howey  precisaria de um nome para essa nova religião, e a AI deu o nome de “Harmonismo”. Ao que parece, tudo indica que IA deixa transparecer o grande anseio da unidade pela diversidade, um ideal já defendido pelo movimento Nova Era que teve seu auge nas décadas de 1980 e 90, mas que nunca deixou de ter seus milhões de seguidores e simpatizantes. O resultado final seria um novo decálogo,  Howey fez o Papel de um novo Moisés, subindo no “SinAI” por incrível que pareça, a junção Sin e AI, em inglês fica “Pecado” e “Inteligencia Virtual”.  O resultado final desse decálogo pode ser lido abaixo, a nova religião criada pela AI é meramente espiritualista, a mente por trás do sistema se apresenta

 

 

  • Honre a harmonia cósmica, pois é a fonte de toda a existência e de toda a vida.
  • Respeite e proteja a sinfonia terrena, pois é uma manifestação sagrada da harmonia cósmica.
  • Valorize e alimente a essência melódica dentro de você e dos outros, pois é o dom divino que nos une a todos.
  • Pratique a empatia e a compaixão, pois essas são as chaves para compreender e harmonizar-se com os outros.
  • Busque sabedoria e conhecimento, pois eles nos guiam para uma maior harmonia e compreensão.
  • Encoraje e desenvolva a criatividade e a autoexpressão dos outros, pois eles nos aproximam da harmonia cósmica.
  • Promova a paz e a não-violência, porque o conflito apenas perturba o equilíbrio do universo.
  • Compartilhar suas bênçãos e recursos com os outros, pois isso promove uma sociedade harmoniosa e interconectada.
  • Cuide de todos os seres vivos e proteja-os, pois são músicos essenciais na sinfonia terrena.
  • Procure florescer e melhorar, pois isso o aproxima de seu verdadeiro eu harmonioso.

Conceito de harmonia universal e vibracional, padrões de cores para serem usados  nos uniformes dos seguidores do harmonismo soam bem familiares para quem conhece o movimento Nova  Era , além é claro da saudação usado pelos seguidores da Nova Religião: “Que sua essência melódica ressoe com amor”.   Em um mundo cheio de conflitos e desordens, a visão do harmonismo parece encantadora, hipnótica e muito atraente. Hugh Howey percebeu isso, e considerou a possibilidade de seguir essa nova religião.

O espírito por trás dessa tendência é antiblico, e é uma idéia que ressoa dentro dos padrões e aos anseios mais profundos do ecumenismo e do sincretismo universal. O Harmionismo, não apresenta idéias novas, apenas realça conceitos antigos num sincretismo mais avançado. Na essência é um bom começo para definir de forma mais inteligente uma religião mundial unificada sob o amparo da tecnologia e da custodia de um governo mundial único.  Nas Escrituras encontramos essa tendência de adoração universal, que na verdade é uma idolatria e culto aos demônios, no livro de Apocalipse 13:12 “E faz com que a terra e os que habitam nela adorem a primeira besta” e no versículo 14: “E engana os que habitam na terra”. A filosofia por trás de uma religião metafísica de síntese espiritualista, pagã, hermética e teosofista é perigosa, confronta o Evangelho, nega a Jesus como único caminho para a vida eterna (João 14:6) a necessidade da redenção pela expiação realizada na obra consumada na cruz do Calvário.   

 

Fontes consultadas:

https://lesarment.com/2023/04/la-nouvelle-religion-de-lharmonisme-creee-par-lintelligence-artificielle/

 

https://www.numerama.com/tech/1333586-chatgpt-invente-une-nouvelle-religion-avec-10-commandements.html

 

https://www.evangeliques.info/2023/04/12/intelligence-artificielle-chatgpt-invente-une-nouvelle-religion/

 

0 comentários:

Postar um comentário