O PRAGMATISMO E A IGREJA MODERNA
Por Terry Arnold
O
que é pragmatismo?
O
pragmatismo diz que os resultados provam a verdade; ou no contexto cristão, se
dá resultado, funciona e deve ser do Espírito Santo. O pragmatismo
essencialmente deriva conclusões com base em resultados, não importa quão
subjetivos sejam os resultados. História: John Dewey (1859-1952) é considerado
um dos fundadores da filosofia do pragmatismo. Ele acreditava que a
experimentação era o árbitro da verdade. Suas teorias lançaram as bases para
homens como Richard Rorty (1931-2007), considerado um dos criadores do
'pós-modernismo'. Esses homens e suas filosofias ensinaram que não existem
absolutos e que não podemos conhecer a verdade em nenhum sentido final. O
pós-modernismo veio depois do movimento liberal que infligiu muitos danos à
igreja no final do século 19 e início do século 20. Friedrich Schleiermacher
(1768-1834), é considerado o pai do liberalismo teológico. Daquele momento em
diante, quase todas as principais doutrinas foram desafiadas por teólogos
liberais, muitos que estavam envolvidos no Racionalismo Alemão e na "Alta
Crítica", que reduziram a "inspiração" da Bíblia a um nível mais
"humano". As consequências disso ainda podem ser vistas na igreja
moderna, onde hoje a vida e a experiência ( ortopraxia ) têm se tornado cada
vez mais importantes do que questões de crença (ortodoxia/doutrina). Embora
seja verdade que a doutrina deve produzir vida, a vida também deve ser
fundamentada na doutrina. Hoje a doutrina foi minimizada na medida em que não é
mais essencial... e o resultado ?... portanto, não é mais essencial combater o
falso ensino. Hoje o movimento liberal está disfarçado de 'Movimento Emergente'
com líderes como Brian McLaren que rejeitam palavras como autoridade,
inerrância e infalibilidade como desnecessárias e distrativas. McLaren chegou
ao ponto de afirmar: “Não acredito que fazer discípulos deva ser igual a fazer
adeptos da religião cristã. Pode ser aconselhável em muitas circunstâncias
ajudar as pessoas a se tornarem seguidores de Jesus e permanecerem em seus
contextos budistas, hindus ou judaicos'.
Pragmatismo
no Cristianismo Moderno: Hoje muitas igrejas usarão quase qualquer programa
disponível para atingir seus 'objetivos'. Não importa quais sejam os métodos,
desde que tragam 'resultados'. Os métodos aparentemente não afetam a mensagem.
'Se funciona, deve ser de Deus' e a bênção externa de Deus torna-se o critério
pelo qual eles frequentemente medem a aprovação de Deus. Mas Provérbios 14:12
diz: 'Há caminho que ao homem parece direito, mas o seu fim é o caminho da
morte'. O pragmatismo por natureza é ecumênico. Ele atrairá outros de diferentes
doutrinas e crenças para alcançar seu objetivo. O pragmatismo moderno não gosta
da doutrina da separação. No entanto, o Salmo 1:1 diz: “Bem-aventurado o homem
que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos
pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Mas seu prazer está na
lei do Senhor; e em sua lei ele medita dia e noite'. O pragmatismo substitui
isso pelo conselho do próprio homem porque obtém 'resultados' e é sua 'experiência'.
A Declaração de Cambridge em 1996 pediu que as igrejas retornassem às raízes da
Reforma do evangelismo. Oitenta teólogos, pastores e líderes de igrejas
assinaram uma declaração na conclusão de uma cúpula de quatro dias realizada
pela Alliance of Confessing Evangelicals. Robert Godfrey, de Westminster,
observou: “Se avaliarmos o pragmatismo dos pragmáticos em uma base pragmática,
temos que dizer que, por seus próprios padrões, eles falharam. Por que as
estatísticas médicas americanas não refletem as curas dos carismáticos ? Por
que nossas estatísticas de crimes não refletem a vida santa dos evangélicos?
Por que, após uma geração de metodologia de crescimento da igreja e adoração amigável,
a freqüência à igreja caiu significativamente?' A Declaração de Cambridge
condenou 'o movimento de crescimento da igreja' por supostamente enfatizar 'que
uma compreensão sociológica daqueles que estão no banco é tão importante para o
sucesso do Evangelho quanto a verdade bíblica que é proclamada'. A declaração
acima em grande parte caiu em ouvidos surdos. As igrejas hoje cada vez mais se
contentam com 'o que funciona' e não estão muito preocupadas com a verdade.
Pós-modernistas e pragmatistas acreditam que nunca podemos ter certeza da
verdade - esse é o grito do recente movimento da 'Igreja Emergente'. No
entanto, o cristianismo é uma fé razoável e o estudo do significado dos
escritos da Bíblia pode ser analisado e sistematizado . Uma crítica a isso é
que o intelectualismo e o foco na doutrina removem a vida e a maravilha de
Deus. Mas isso, embora seja uma possibilidade, não precisa ser assim. Os
grandes líderes do passado, como Jonathan Edwards, Spurgeon e os puritanos,
eram homens intelectuais com grandes mentes de aprendizado. Os maiores
avivamentos da história ocorreram sob seus ensinamentos. Jonathan Edwards, em
particular, é considerado por muitos como tendo uma mente igual à de Einstein.
Basta ler seus diários e diários para ver seu 'intelectualismo' e sua enorme
capacidade de pensar questões profundas. (1) Sua vida e a de outros
reformadores muitas vezes se desenrolaram em uma fé experiencial sincera que
ardia para ver as pessoas chegarem à verdade e acreditarem no Cristo
ressurreto. Em contraste, o líder da 'Igreja Emergente' Brian McLaren escreve:
'Colocamos menos ênfase em cuja linhagem, ritos, doutrinas, estruturas e
terminologia estão certos e mais ênfase em cujas ações, serviço, alcance,
bondade e eficácia são bons'. (2) Isso pode soar como um bom conselho, mas é um
erro sutil. Coloca a carroça na frente dos bois. É a sã doutrina que produz
'ações'. A raiz da fé e o que é 'certo' produz o fruto das obras. A
santificação segue a justificação, e não vice -versa. O pastor emergente, Rob
Bell, concorda com a ênfase de McLaren: 'Talvez uma pergunta melhor do que quem
está certo, é quem está vivendo corretamente?' Mas isso inclui os budistas? Em
algumas áreas da moralidade eles vivem vidas melhores do que muitos cristãos!
Mas não há conexão vital entre o que acreditamos e como vivemos, entre
ortodoxia e ortopraxia? Se Mclaren e Bell estiverem corretos, então 'Sua
Santidade o Dalai Lama' terá mais a nos oferecer. Mas sem a sã doutrina e o que
é 'certo', não recebemos o perdão dos pecados, a justiça imputada de Deus e a
vida eterna! As filosofias pragmáticas dos movimentos da igreja moderna estão
sutilmente diluindo a palavra de Deus. Eles comprometem absolutos, agradam aos
homens e atendem ao mundo. Pragmatismo no evangelismo: Hoje um 'cristão' é
qualquer um que 'creia em Jesus'. Isso inclui muitos católicos romanos. Isso me
incluía quando eu era um católico romano devoto e antes de nascer Pragmatismo e
A Igreja Moderna Novamente, porque eu também 'acreditava em Jesus'! Também
inclui muitos grupos de culto e outras religiões. O pragmatismo diz que um
número maior de pessoas em qualquer igreja é freqüentemente considerado uma
bênção de Deus. O que for preciso para obter esses números justifica os meios.
Assim, os empreendimentos evangelísticos tornam-se a base para a unidade da
igreja, apesar das diferenças doutrinárias em áreas essenciais. Não é nenhum
segredo que as cruzadas evangelísticas ocidentais modernas têm pelo menos uma
'taxa de queda de 80%'. A resposta dada por aqueles que defendem tais
empreendimentos é que devemos louvar a Deus pelo ' sucesso' daqueles poucos que
são salvos. O pragmatismo diz que se dá resultado, funciona e deve ser do
Espírito Santo. No entanto, o verdadeiro teste para tal lógica é levar a
premissa ao seu limite. Em outras palavras, apoiamos um campo satanista se
alguém for salvo dele? Eu pessoalmente fui salvo enquanto ainda estava na
Igreja Católica Carismática - isso significa que a Igreja Católica é bíblica e
devemos apoiá-la ou nos unir a ela? Esta é a resposta para os pragmatistas -
estender a lógica até sua conclusão para expor o erro invisível. Os grupos de
culto também usam esse falso pragmatismo e eles têm melhores 'resultados'
(números) no evangelismo do que os cristãos! Outro perigo do pragmatismo no
evangelismo é a cegueira para os resultados 'ocultos'. Minha primeira reação
agora ao evangelismo em massa e às cruzadas modernas é: eles estão realmente
sendo salvos e os 80% que 'recaíram'? Por que não nos importamos com os 80% dos
quais muitos foram informados de que estão a caminho do céu, mas eles ouvirão
aquelas terríveis palavras de Jesus: 'Eu nunca te conheci; apartai-vos de mim
vós que praticais a iniqüidade' (Mt.7:21-23). É o material dos pesadelos e deve
fazer os líderes das cruzadas de massa estremecer e examinar os métodos e a
mensagem! Quando meus filhos e eu estávamos envolvidos no Youth Alive, muitas
vezes ignorei esse 'resultado oculto' da taxa de queda de 80% até questionar a
apresentação mundana, o estilo de vida dos líderes, a carnalidade, a exibição
carnal da música, as bandas de 'rock cristão', a adoração extática que apelava
para a carne, e especialmente as 'decisões' exaltadas. Anos mais tarde, olhei
atentamente para alguns daqueles que haviam feito 'decisões' por Cristo e
descobri que quase todos haviam 'se desviado' e voltado para o mundo e alguns
estavam realmente endurecidos ao Evangelho. Em muitas das cruzadas de hoje, os
incrédulos são informados de que se eles 'convidarem Jesus em seus corações',
'o aceitarem como Salvador pessoal ', andarem pelo corredor ou fizerem uma
'oração dos pecadores' para que sejam 'salvos'. Devemos louvar a Deus por
aqueles poucos salvos soberanamente por meio de tal ' crença fácil ', mas não
perguntar por que a maioria caiu? Se eu alimentasse 1.000 pessoas com veneno e
algumas sobrevivessem, isso faria o veneno valer a pena? A evangelização em
massa moderna produz resultados rápidos e enganosamente convincentes. Os
fundadores da literatura evangelística, os puritanos, diferiam muito em seus
métodos do evangelismo moderno. Eles não inventaram métodos destinados a atrair
os ímpios. Eles não usavam entretenimento e não tentavam vender a igreja para
os desinteressados. Eles foram motivados e bem conscientes do poder das
Escrituras. Eles conheciam a verdade de Atos 2:42,47: 'E perseveravam na
doutrina dos apóstolos e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações... '. O
evangelismo ocidental também está rapidamente se tornando um evangelho de 'amor
alegria paz' que falha em pregar o pecado e a lei e suas conseqüências. A isso
são acrescentadas atrações para tornar o Evangelho mais palatável para os não
salvos. Estes incluem a ênfase em tomar uma 'decisão', andar pelo corredor,
truques e manipulação emocional (muitas vezes através da música). O resultado é
uma mensagem mista e impura. Conclusão: O pastor John MacArthur escreve: “É
tolice pensar que alguém pode ser tanto pragmático quanto bíblico. O pragmático
quer saber o que funciona agora. O pensador bíblico se preocupa apenas com o
que a Bíblia ordena. As duas filosofias se opõem no nível mais básico.' (3)
Charles Spurgeon advertiu profeticamente sobre os perigos do pragmatismo há
mais de 100 anos: “Há certos ministros que traem traiçoeiramente nossa santa
religião sob o pretexto de adaptá-la a esta era progressiva. O novo plano é
assimilar a igreja ao mundo, e assim incluir uma área maior dentro de seus
limites. Por meio de performances semi-dramáticas fazem casas de oração para se
aproximarem do teatro, transformam seus cultos em espetáculos musicais, e seus
sermões em arengas políticas ou ensaios filosóficos; na verdade eles trocam o
templo por um teatro e transformam os ministros de Deus em atores, cujo negócio
é divertir os homens... Ah, eu! As cercas são derrubadas, as paredes são
niveladas , e para muitos não há mais igreja a não ser como uma porção do
mundo... Esta é a proposta. Para ganhar o mundo, o Senhor Jesus deve conformar
a si mesmo, seu povo e sua palavra ao mundo. Não vou me alongar mais em uma
proposta tão repugnante... Os israelitas eram ruins o suficiente, mas era a
multidão mista que sempre liderava o caminho na murmuração. Por que há morte
espiritual hoje? Por que a falsa doutrina é tão desenfreada nas igrejas? É
porque temos pessoas ímpias na igreja e no ministério. A ânsia pelos números, e
especialmente a ânsia de incluir pessoas respeitáveis, adulterou muitas igrejas
e as tornou frouxas na doutrina e na prática, e gostaram de diversões tolas...
o evangelho de Jesus. Nosso serviço é severamente claro... Eu coloquei diante
de você por muitos anos, nada além de Cristo crucificado e a simplicidade do
evangelho, mas onde você encontrará uma multidão como esta reunida nesta manhã?
Onde você encontrará uma multidão como esta reunião sábado após sábado, por
trinta e cinco anos? Eu lhes mostrei nada além da cruz, a cruz sem as flores da
oratória, a cruz sem as luzes azuis da superstição ou excitação, a cruz sem
diamantes de categoria eclesiástica, a cruz sem os contrafortes de uma ciência
jactanciosa. Basta atrair os homens primeiro para si e depois para a vida
eterna! Nesta casa temos provado com sucesso, nestes muitos anos, esta grande
verdade, que o evangelho pregado claramente ganhará uma audiência, converterá
pecadores e edificará e sustentará uma igreja. Não há necessidade de descer ao
Egito em busca de ajuda. Convidar o diabo para ajudar Cristo é vergonhoso...' *
Notas :
(1) 'The Works of Jonathan Edwards' (dois volumes), Banner of Truth. (2) 'Uma Generosa Ortodoxia' por Brian McLaren
(3) 'Vergonha do Evangelho' por John MacArthur, P.80 * A questão do Pragmatismo
e as advertências de Spurgeon estão documentadas em 'A Verdade Importa Mais'
por John MacArthur ( dois DVDs) disponíveis neste ministério.
Traduzido de
TAMMINISTRIES.
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