Crenças antigas e novas estão unidas com o laços do engano primordial, a
partir de Genesis 3 com Apocalipse 12:9 I João 5:19 II Corintios 4:4.
Observamos que desde Genesis até Apocalipse a velha mentira do diabo de que o
homem pode ser igual á Deus, tornar-se um Deus ou ser parte emanada da
Divindade ecoa desde todos os seculos.
Vimos isso citando alguns exemplos:
As doutrinas órficas entraram na Grécia no século VI aC. A maioria dos
fragmentos da doutrina órfica (cerca de 600) são transmitidos desde a antiguidade
tardia
As obras de Pindar estão imbuídas de orfismo. Os órficos acreditavam que
a alma era uma centelha divina aprisionada no corpo, e que com o corpo que
dorme ela desperta.
O orfismo é uma crença revolucionária para a Grécia, um elemento de um
novo esquema de civilização. Começamos a falar da presença no homem de algo
divino e não mortal, que vem dos deuses e habita no próprio corpo, de natureza
antitética à do corpo, de modo que é verdadeiramente ele mesmo quando o corpo
dorme ou até ele se prepara para morrer e, portanto, quando ele afrouxa seus
laços com ele e o deixa livre
A concepção órfica do homem é dualista, contrasta a alma imortal com o
corpo mortal e considera a primeira como o homem real, ou melhor, o que
realmente conta como tal no homem. Esta é uma concepção primorosamente órfica
de gênese.
O corpo é o túmulo da alma, enquanto a alma é divina e em algumas folhas
douradas lemos "você será deus ao invés de mortal"
Os órficos acreditavam na metempsicose e em seu valor moral de metempsicose:
se você fizer algo ruim, será feito a você em uma vida posterior, porque você
aprende a se abster disso.
A literatura grega anterior ao século VI fala de punições e recompensas
no além, mas apenas em um sentido muito restrito: são punições por alguns
pecados excepcionalmente graves e recompensas por méritos excepcionais e, acima
de tudo, destinos que afetam muito poucos indivíduos. Em Homero, os homens do
presente não são recompensados ??nem punidos.
Um importante mito órfico é o de Dionísio e os Titãs. Os titãs rasgam
Dionísio para se vingar de Zeus e ele os incinera e os homens nascem de suas
cinzas. Os titãs são o corpo, Dionísio é a centelha divina
As cerimônias consistiam em reviver o mito de Dionísio, mas também eram
realizados ritos e pronunciadas fórmulas de natureza mágica. Regras morais
também foram seguidas, como não comer carne
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O que Marco Aurélio quer dizer com logos?
Análise do Termo do Logos Marco Aurélio usa logos para se referir tanto
ao divino que infunde e dirige todas as coisas na natureza quanto ao
“fragmento” de Deus, a mente racional, que se encontra em cada pessoa. É o
logos que é treinado pela filosofia e serve como base de terreno comum entre os
seres humanos.
https://www.rampfesthudson.com/what-is-the-meaning-of-the-greek-word-logos/
"Para começar, eu acredito em Deus. De fato, acredito que todos nós
somos Deus. O que isso significa? Eu acredito que fomos feitos à semelhança de
Deus. Não estou falando de características humanas, mas de qualidades
espirituais. Podemos parecer diferentes, exteriormente, mas nosso íntimo é absolutamente
o mesmo. Quando nos tornamos conscientes da presença espiritual, começamos a
ver a Luz Divina dentro de cada pessoa e, com esse saber, começamos a nos dar
conta de que somos todos uma única coisa, a mesma coisa. Todos fomos feitos da
Chama de Deus. Mesmo a mais baixa das criaturas, rastejando pelo chão, é feita
dessa mesma matéria-prima. Mesmo os que parecem cruéis, perversos, são feitos
da Chama Divina. As pessoas cruéis são talvez as mais distantes do que é Deus.
Deus é perfeição em tudo. Deus é criatividade em todas as coisas. Cada um de
nós é perfeito, se procurarmos apenas nossa parte divina. No entanto, a maioria
de nós se apega ao ego ou à nossa parte humana, e assim raramente se
aproxima da verdade de quem somos."
(James Van Praagh Conversando com os Espíritos Pagina 25)
"Para Angelus Silesio, a conversão de chumbo em ouro equivale à
transformação do homem em Deus pelo próprio Deus"
(Citado por Mario Satz em: O Tesouro Interior Editora Record/Nova Era
Pagina 8)
O Homem redimido passa pela transformação, um termo técnico no grego é
usado: palingenesia, é a metamorfose da regeneração. Desde então em Cristo ele
se torna nova criatura (II Coríntios 5:17 e Gálatas 6:15)
Essa foi a afirmação do Pai da Mentira à Eva: "Sereis como
Deus..." (Genesis 3:4)
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