Há uma religião secular impregnada na
sociedade pós-moderna, ela é política e religiosa, tem um credo e diviniza o
homem, é antropocêntrico, relativista, mas é profundamente religioso e gera fanáticos
que embora sejam incrédulos, essa incredulidade diz respeito somente a fé
cristã e nunca com relação a dogmas previamente estabelecidos que se adequem a
ideologia no seu todo. O progresso dessa religião tem uma militância completamente
anticristã. Embora de certa forma, queira ser tolerável a uma forma de cristianismo relativista. Essa religião tem
seus profetas, Marx, Engels, Nietzsche, Gramsci etc.
É notável como
há certos disparates nesse jogo político religioso, um ataque a cosmovisão
cristã, um promoção de valores opostos aos valores judaicos cristãos. Muitos
cristãos nominais apelam para essa nova política, a visão de um evangelho político,
uma utopia materialista, o fim da pobreza e da injustiça social. Intelectuais
com um bom nível de percepção já perceberam como essa ideologia utópica tende
ao fracasso total, se não bastasse a historia como prova cabal, uma vez que o
socialismo não deu certo em lugar nenhum. Uma leitura, que de agradável nos
leva a um pensamento critico, dois livros de George Orwell nos conduz a essa experiência
critica: A revolução dos Bichos e 1984.
Abaixo um trecho do fantástico livro de
Nancy Pearcey, outro livro fascinante que contribui de forma fantástica para
uma compreensão eficaz dos perigos iminentes do mundo pós-moderno:
O dia do julgamento no marxismo é
o dia da revolução, quando a burguesia nociva será condenada. Marx e Engels até
usaram o termo litúrgico Dies Irae (o
Dia da Ira), na espera do dia em que os poderosos seriam subjugados.23
O marxismo "é nada menos que um programa para criar uma nova humanidade e
um novo mundo, nos quais todos os conflitos atuais serão resolvidos", diz
o teólogo Klaus Bockmuehl. "Trata-se de uma visão secularizada do Reino de
Deus."
Esta análise explica por que o
marxismo ainda continua tendo tamanha influência, apesar de seu fracasso
dramático em produzir, em qualquer lugar da terra, uma sociedade sem classe, e
por que continua gerando movimentos neomarxistas. Ao reunir todos os elementos
de uma cosmovisão abrangente, o marxismo atende a uma profunda fome religiosa
de redenção. A idéia de Marx do fim da história, quando o comunismo triunfará e
o conflito desaparecerá do mundo,"é transparentemente uma mutação secular
das crenças apocalípticas cristãs", escreve o filósofo John Gray. É "mito
mascarado de ciência".
E é por isso que o comunismo é
mais poderoso que a ciência. Ele toma a esperança religiosa sobrenatural e a
seculariza em zelo revolucionário mundano.21 "Semelhante ao
cristianismo, o pensamento de Marx é mais que teoria", escreve o filósofo
Leslie Stevenson. "E para muitos uma fé secular, uma visão de salvação
social."
BERDADE ABSOLUTA. Nancy Pearcey.
CPAD Pagina 154
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C. J. JACINTO
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