Maitreya: Outro Cristo




No começo dos anos 80, jornais e revistas anunciavam a chegada de Cristo, a novidade era que seu porta voz, como se fosse um novo “João Batista” seu nome Benjamin Creme (1922-2016). Em 25 de abril de 1982, Creme declarou o aparecimento do “Cristo”, depois de encontros pessoais com ele, a noticia veio a tona, o “Cristo Maitreya” estavas prestes a revelar-se ao mundo. Desde então , foi fundada uma instituição para proclamar a chegada de Maitreya e difundir os ensinos dele. Benjamin Creme tornou-se um palestrante nos círculos da nova era, contribuiu muito para a difusão da espiritualidade oriental. Segundo um  glossário das religiões, o maitreya é um conceito budista, seria “O Buda futuro que aparecerá na terra, segundo a profecia do budismo maaiana, que o considerava um Bodhisatva. no Japão chama-se Miroku. com muitas reproduções em estatuas. Com a sua vinda, a doutrina da salvação estender-se-á por toda a humanidade” (1) Maitreya vem do sânscrito e significa “Bondade amorosa e incondicional”  Durante toda a década de 80 e  90, o movimento nova era popularizou conceitos e doutrinas orientais, além de popularizar a canalização, uma nova espécie de mediunidade, a expectativa do aparecimento do Maitreya foi crescente até o fim do milênio. O conceito oriental acompanhou todo o desenvolvimento dessa crença, a síntese de elementos cristãos e budistas, anunciava outro Jesus Cristo, o chamado “Cristo Maitreya”  cumprindo assim as advertências do próprio Cristo em Mateus 24:4 e 5.  Décadas se passaram Benjamin Creme já faleceu, mas a expectativa do aparecimento de Maitreya não se apagou, muitas instituições ainda aclamam a sua vida e promovem os ensinos panteístas desse falso Cristo. Com o passar dos anos, a crença tornou-se mais relativa, o Maitreya de Creme, também conhecido como “Cristo planetário” ou “Buda cósmico” tornou-se visão de alguns canalizadores atuais, uma entidade  espiritual que transmite ensinamentos para a humanidade, ajudando no próximo passo “evolutivo” da consciência humana.  Espiritualistas como Margarteh McElroy recebe e promove os ensinamentos de Maitreya como uma entidade espiritual tipo “mestre Ascenso” conceito comum na teosofia e em quase todas as correntes espiritualistas da nova era.  Atualmente H. H. Tulku se auto-proclama ser o “Buda Maitreya , o Cristo”. O mesmo é o fundador de uma “igreja” esotérica, que une conceitos orientais com cristianismo: a Igreja Shambhala Vajradhara Maitreya, nos Estados Unidos da America. A  crença no aparecimento desse “cristo cósmico” ou Maitreya, não morreu com o passar das décadas, mas ainda continua vivo na expectativa de muitos espiritualistas atuais. As entidades como a Share Internacional, que começou com a proclamação publica do anuncio da vinda de Maitreya por Benjamin Creme, continua com suas atividades ainda hoje.
 Essas tendências de origem espiritualista tende a confundir o mundo com relação a vinda de Cristo. É notável também observar que há uma mudança no conceito da cristologia na igreja moderna, muitos carismáticos estão abandonando as verdades concernentes ao Cristo bíblico, como Salvador e Divino, para usar conceitos espiritualistas. Alguns anos atrás li um livro de um ex-espiritualista convertido ao evangelho, Raphael Gasson. Interessante que em seu livro ele abordava a crença dos espiritualistas em um cristo amoroso e até justo, um espírito elevado, porém nunca davam ênfase sobre a redenção pelo sangue, morte expiatória e sobre a necessidade da morte de Cristo na cruz para expiar o pecado dos homens, esses remas eram evitados e conseqüentemente rejeitados. Nesses últimos dias, a tendência de formar toda uma caricatura espiritualista no Cristo pregado em muitos púlpitos modernos, nada mais é do que um reflexo da forte influencia do espiritualismo da nova era que se infiltrou dentro das igrejas e vem influenciando muitos pregadores e teólogos hoje em dia.


Notas Finais

(1) As Religiões Ontem e Hoje. Dr. Hugo Schlesinger e Pe. Humberto Porto. Edições Paulinas. Pagina. 171. Edição de 1982
Websites com informações adicionais sobre a crença em Maitreya:

budhamaitreya.org
maitreya.org
ascension.research.org
thelotus.org
Sirius-eng.net
share-international.org

O Autor:
Clavio J. Jacinto, é pesquisador e autodidata, a mais de trinta anos vem pesquisando religiões comparadas, ocultismo, teologia etc. Tem vários artigos escritos publicados em revistas e jornais evangélicos, autor de vários livretos sobre assuntos relacionados a apologética, teologia e vida cristã, espiritualismo e nova era.



Contatos com o autor:
(48) 998123759

0 comentários:

Postar um comentário