A MEDIDA DA ESTATURA COMPLETA DE CRISTO


 


 

Em Efésios, capítulo 4, versículos 12 e 13, lemos sobre o propósito de aperfeiçoar os santos para a realização da obra ministerial, visando a edificação do corpo de Cristo, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, atingindo a maturidade plena, a estatura de Cristo.

No versículo 14, lemos que isso nos impede de sermos como crianças, instáveis e levadas por todo vento de doutrina, pela astúcia e engano dos homens.

Finalmente, no versículo 15, somos exortados a, seguindo a verdade em amor, crescer em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Gostaria de abordar um ponto específico desta passagem. Paulo menciona a medida da estatura completa de Cristo, que, em sua essência, representa a recepção da plenitude de Cristo. A regeneração inicia um processo de formação espiritual. Ao renascermos espiritualmente, somos impelidos ao crescimento e ao alcance de um ápice. Este novo nascimento culmina em um ponto decisivo, que simboliza a medida da estatura completa de Cristo.

A glória final, que se manifestará no mundo futuro, tem seus sinais presentes na vida terrena. Na perspectiva cristã, a plenitude da estatura de Cristo representa a consumação de uma vida transformada por Ele. Essa compreensão é explicitada em 2 Coríntios, capítulo 5, versículo 17: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas." Essa renovação, resultante da regeneração, evidencia-se pelo crescimento na graça e no conhecimento, culminando na formação espiritual que nos conforma à imagem e às virtudes de Cristo.

Ao considerar passagens bíblicas como Mateus 6:27, João 9:1, 23 e Hebreus 11:11, depreende-se que a maturidade espiritual, alcançada por meio de uma vida cristã profunda, é o resultado de um relacionamento íntimo e contínuo com o Senhor. Tomando Moisés como exemplo, notamos que, à medida que sua relação com Deus se intensificava, culminando na experiência da manifestação da glória divina, seu rosto passou a irradiar. De maneira semelhante, em nossa própria vida, as virtudes e a glória de Cristo podem ser refletidas por meio de uma vida devotada a Ele.

O propósito eterno de Deus Pai é que atinjamos um nível de maturidade que se assemelhe à estatura de Cristo, tornando a realidade descrita em Romanos 8:29 um fato consumado em cada cristão genuíno. Este processo inicia-se no presente. Embora sua culminação, completude e experiência de plenitude ocorram no mundo vindouro, as evidências desse aperfeiçoamento e transformação espiritual manifestam-se na jornada cristã durante toda a vida do crente nesta Terra. Por esta razão, certas passagens bíblicas que abordam o crescimento, desenvolvimento e progresso espiritual, frequentemente encontradas nas epístolas do Novo Testamento, apontam para essa direção. Como Pedro exortou em uma de suas cartas, devemos crescer na graça e no conhecimento: crescer na graça que reside em Cristo Jesus e no conhecimento de Sua pessoa, Sua obra e, conseqüentemente, em um relacionamento profundo com o Salvador.

C. J. Jacinto.

 

0 comentários:

Postar um comentário