Verdadeiro Evangelho ou Outro Evangelho?
C. J. Jacinto
O que ė outro evangelho? Porque é um anátema? Paulo faz uma dura advertência em Gálatas 1:8 e 9, e ele escreveu que mesmo se um anjo descesse do céu para pregar outro evangelho diferente do que ele tinha pregado, isso era um anátema. Outro Evangelho e ensinar o que Cristo e os apóstolos nunca ensinaram, ė tentar justificar crenças que Paulo nunca ensinou relacionado às boas novas de salvação, que no NT pertencem unicamente, absolutamente, totalmente a Cristo e Sua obra redentora e a mais ninguém (Atos 4:12) No NT não existe uma adição a obra de Cristo para a salvação, nem uma adição ao nome de Cristo, era isso que os galacianos (Membros da Igreja da Galácia descrita na epístola de Paulo aos Gálatas) estavam fazendo, Cristo + a lei, Cristo + Moisés era uma soma, um acréscimo, para tornar insuficiente o que Cristo fez na cruz. Negar a obra consumada e perfeita, a justificação pela fé, por meio da redenção pelo sangue e pela morte de Cristo, pelo Seu nome somente, sendo Ele o único mediador diante de Deus porque sozinho na cruz morreu para efetuar uma eterna e definitiva redenção (Hebreus 9:12 e 28, 10:18. Efésios 2:8 e 9, Tito 3:5, etc.) Negar esses fatos é negar o Evangelho, e o anátema consiste da negação do verdadeiro para justificar o falso! Ele sozinho fez uma obra completíssima na cruz, absolutamente única, como atesta o Novo Testamento, tendo o testemunho dos apóstolos que escolheu. Pregar outro evangelho ė chamá-los de mentirosos. Aqui está a suficiência do Novo Testamento! Se alguém pregar outro evangelho, além do que já recebestes (Gálatas 1:9) Diferente do que já foi definido pelos apóstolos, sim, já existe um evangelho, uma fé que uma vez por todas foi entregue aos santos, de forma definitiva (Judas 1:3) Um termo técnico para essa verdade irrefutável é "Sola Novum Testamentum" é nele que encontramos na sua completude,a mensagem da graça do evangelho, pois esta foi entregue uma vez por todas. "Se alguém anunciar outro evangelho além do que já tenho vos anunciado" não são claras as palavras de Paulo? Além, que ultrapasse, que adultere a mensagem, que adicione outro nome, outras obras, outros requisitos para a salvação além de crer em Cristo e na sua obra única que não pode ser repetida no todo ou em partes, pois ė única. Quando o autor aos Hebreus fala de uma vez (Hebreus 10:10) isso é uma única vez, pois o contexto, o versículo 11 contrasta o sumo sacerdote da antiga aliança que apresentava sacrifícios anuais, muitas vezes, um sistema repetitivo, diferente, em contraste com o de Cristo que ė único. Esse é o modelo neotestamentario do Evangelho, não há dúvidas quanto a isso, só quem não aceita a suficiência da revelação do Novo Testamento, sendo a projeção exata de todas as profecias do Antigo Testamento que é totalmente e absolutamente Palavra de Deus inspirada e inerrante. Poderíamos duvidar de Paulo? Ele disse “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei” (I Coríntios 11:23) “Tu, porém permanece naquilo que aprendeste”, ordenou Paulo a Timóteo (II Timóteo 3:14) O Evangelho é uma revelação divina, perseverar na doutrina dos apóstolos, é crer no que eles e somente eles ensinaram com eficiência (Atos 2:42). Não podemos ultrapassar o que está escrito, a mensagem do Evangelho já está completa, é perfeita, é pura, acréscimos é adulteração, e evangelho adulterado é outro evangelho, é anátema. Ser anatemizado é receber uma sentença devastadora e terrível, é sofrer o juízo justo do Senhor. Ainda que um anjo, seja ele, inteligente, iluminado, com excelente arte de retórica, oferendo experiências místicas e espirituais profundas, ainda assim é outro evangelho. Ainda que nós mesmos ou um anjo, homens podem inventar, desenvolver, supor, criar, algo para acrescentar a mensagem de Salvação, mas por melhor que seja a intenção, isso não minimiza a malignidade do anátema, ainda que seja supostamente piedoso, religioso, teológico, pedagógico, racional, inteligente, retórico, argumentativo, sofisticado ainda é um anátema, ainda que suas ideias seja supostamente bem intencionadas, com aparência de piedade, é anátema. Nada deve ser acrescentado ao Evangelho, nada deve ser somada, a obra de Cristo é perfeita, a mensagem do Evangelho é perfeita, a obra de Cristo na cruz é completa, a mensagem do Evangelho é completa. (João 19:30) Tentar acrescentar algo, é chamar o Espírito Santo de irresponsável, omisso e impotente, pois se esqueceu, se omitiu, deixou de lado, escondeu, fracassou na missão de comissionar os apóstolos de não escreverem e registrarem tudo o que seja necessário para a nossa salvação. (II Timóteo 3:15 a 17) É muita ousadia alguém se comportar dessa maneira tão orgulhosa e pecadora ao ponto de tentar fazer as adições supostamente necessárias que foram supostamente omissas pelos hagiógrafos, e assim corrigir o Divino Espírito Santo e os apóstolos que foram inspirados e responsáveis a transmitir os fundamentos do Evangelho. Isso é anátema! A eficiência do Evangelho é o fundamento sobre o qual repousa a mensagem da perfeição da obra consumada e perfeita de Cristo na cruz.
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